Tipos de pote para cozinha

Tipos de pote para cozinha

Tipos de pote para cozinha – Foto:  Cleninginstitute

Os potes são itens indispensáveis na cozinha e ajudam não só na organização, como no armazenamento e até na decoração do ambiente.

Uma dúvida recorrente é sobre qual o melhor material escolher na hora de armazenar os alimentos e, para lhe auxiliar, criamos este post com algumas das vantagens e desvantagens dos tipos mais procurados.

Muitas das vezes, os potes de plásticos são vistos como vilões (principalmente se forem aquecidos) devido à possível liberação de toxinas, como o Bisfenol A.

Existem opções plásticas livres do BPA, feitas de materiais atóxicos. Para maior tranqüilidade, verifique se a informação consta na embalagem dos potes desejados e se a mesma possui o desenho de uma taça e um garfo. Isso significa que o material é indicado para contato com alimentos.

É o caso do kit para 4 potes retangulares e kit com 7 potes quadrados, disponíveis em nossa loja.

Potes de plástico sem BPA

Potes de plástico sem BPA – Fotos: Loja Eu Faço a Festa

O plástico é perfeito para transporte de alimentos, porém, além das dicas acima, devem ser tomados alguns cuidados na hora de lavar, evitando utilizar espoja de aço, a fim de livrá-lo de rachaduras ou arranhões, que podem acumular bactérias.

Como os potes de vidro na maioria das vezes possuem um visual mais atrativo, os mesmos podem ser utilizados para aquecer a comida e servir diretamente na mesa.

Seu material é inerte, ou seja, não pega gosto ou cheiro de alimentos.

Potes de vidro para cozinha

Potes de vidro para cozinha – Fotos: Loja Eu Faço a Festa

Como pontos negativos, estão o fato de serem mais pesados, a possibilidade de quebra e a dificuldade de transporte em relação aos outros. Mas são de longe os queridinhos da cozinha.

Por serem translúcidos na maioria dos casos, ainda facilitam a visualização dos alimentos e podem ser utilizados com cunho decorativo ao colocar objetos coloridos, como forminhas de doces e outros.

Potes para cozinha e organização

Potes para cozinha e organização – Foto 1: Loja Eu Faço a Festa / Foto 2: Revista Casa e Jardim

Já os potes de inox são leves, duráveis e resistentes, perfeitos para guardar mantimentos ou transportar lanchinhos.

Como pontos fracos ressaltamos o fato de não poderem ir ao microondas e de requererem mais cuidados em relação à limpeza para não mancharem.

Fora isso, também são figurinhas comuns em qualquer dispensa e muitas vezes possuem tampa transparente, facilitando visualização de seu interior, como no caso do Conjunto G Pote inox e tampa hermética.

Potes de inox para cozinha

Potes de inox para cozinha – Fotos: Loja Eu Faço a Festa

Em relação às tampas, prefira sempre vedação hermética, como no item anterior, ela evita a entrada de substâncias exteriores e preserva os alimentos por mais tempo.

Agora que você já sabe tudo que precisava sobre os potes, suas utilidades e vantagens de cada tipo, basta equipar sua cozinha e fazer a festa!

Temos em nossa loja diversos modelos, acesse e confira: http://loja.eufacoafesta.com.br

Para ficar por dentro das novidades, siga-nos no instagram @eufacoafesta, em nosso canal do youtube e em nossa página no facebook, clicando aqui.

Comentários

comentários


Flavia Paiva